A lenda conta que, certo dia, um grupo de ladrões se aproximou de um pastor com a intenção de lhe roubar as ovelhas. O pastor invocou o nome da Virgem Santíssima que apareceu montada num burrinho e, transformando o dia em noite, impediu que lhe levassem o rebanho. Dizem que, ainda hoje, se podem ver as pegadas do burrinho no granito.
Quando as pessoas souberam deste milagre decidiram construir, no sítio do Pouso, uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Penha, mas não conseguiram porque as obras eram misteriosamente destruídas. Foi então que alteraram o local da construção da capela para onde tinha ocorrido a aparição. E é aí que a capela se encontra, situada no cimo da serra de São Paulo, a 1 km para Sudoeste de Castelo de Vide.
Na subida para a Capela de Nossa Senhora da Penha, do lado esquerdo da escadaria de acesso, as pessoas costumam sentar-se numa cadeira de pedra e dizer uma quadra:
“Cadeirinha de Nossa Senhora,
Cadeirinha do meu bem;
Onde se sentou Nossa Senhora
Sento-me eu também”
Acredita-se que quem se sentar na cadeirinha, levantar os pés do chão, e pedir três desejos sem os revelar a ninguém, esses desejos tornam-se realidade.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.