Eufémia nasceu por volta do ano 288, no seio de uma família cristã, na Calcedónia, a atual Turquia.
Nessa época, o Imperador Romano Diocleciano perseguia e torturava os cristãos, mas Eufémia nunca deixou de assumir a sua fé em Deus. E por isso foi presa, torturada na roda, e atirada aos leões que, em vez de a atacarem, protegeram-na. Foi então morta com uma espada que atingiu o seu coração.
Eufémia tornou-se mártir e os seus restos mortais foram colocados num local onde viria a ser construída uma igreja em sua honra. E foi nessa igreja que ocorreu um milagre. Em 451 A.D., no IV Concílio Ecuménico e, perante a falta de consenso dos 630 representantes das igrejas cristãs locais quanto à natureza de Cristo, o túmulo de Santa Eufémia foi aberto e foram colocadas duas grandes confissões de fé, em papel, no seu peito. Depois, o seu túmulo foi lacrado e vigiado durante três dias. Quando o túmulo foi aberto, o texto que defendia a natureza divina e humana de Cristo estava na mão direita de Santa Eufémia, e o texto que defendia apenas a natureza divina de Cristo (heresia monofisita) estava aos seus pés. Perante este milagre, foi afirmada a dupla natureza de Cristo.
Os restos mortais de Santa Eufémia tiveram que ser mudados de lugar por diversas vezes até que, no ano 800, o seu sarcófago apareceu na costa da atual Croácia. O seu corpo permanece intacto e é venerado por milhares de fiéis na catedral da cidade de Rovinj.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.